quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Feliz aniversário, no Mexico ...




Poucos meses depois que chegamos no Mexico foi aniversario do meu filho. Eu queria fazer uma festa bem legal como faziamos no Brasil, até porque seria uma boa oportunidade para fazer novos amigos.

Mas  tinha muitas duvidas e em consenso geral, acabamos optando por um bolo com a companhia da vovó que tinha acabado de chegar para uma visita.
Sabe que duvidas eram as minhas? Coisas basicas: o que servir de comida na festa? a que horas é melhor programar? Que dia? Onde é um bom Buffet? Ou será que é melhor fazer em casa? Etc, etc..

Com dois filhos pequenos, com certeza iria rolar uns convites para festinhas de aniversário, né?
Aí eu aproveitei pra me familiarizar com os costumes mexicanos em relação às festas de aniversários. 
E a cada convite, ainda me surpreendo.

Em primeiro lugar, esqueçam aquelas festas em buffets, com brinquedos, comida, bebida, bolo, mesa decorada, e o parabéns ao ritmo da Xuxa. Não tem esse tipo de coisa aqui.

Em segundo lugar, festa infantil significa : mãe e filho(a) (somente o filho convidado, nem cogite levar os outros, se você tiver mais de um). E não adianta marcar no fim de semana porque, se alguém aparecer, não será o pai da criança, mesmo que ele esteja em casa vendo televisão.

Em terceiro lugar, se você adora se deliciar com as guloseimas e os salgadinhos das festinhas, eu tenho uma má noticia: quando servem comida, não passa nem perto de um pãozinho de queijo, uma empadinha, um churrasquinho, etc...

Em quarto lugar, nada daquelas elaboradas e lindas decorações de festa.
Patricia Corsetti e Elaine -  Juntas formam Balaio de Emoções)

No máximo uma coisinha pendura, tipo  faixa de Feliz Cumpleaños


O bolo (ou pastel, como é chamado no Mexico) geralmente é substituido pelos cupcakes (1 para cada criança; você, adulto, não tem direito). Ou então, mesmo das boas "pastelarias" são bolos sem a menor graça, cobertos com uma pasta americana sem gosto...






Nem preciso te lembrar que  brigadeiros, beijinhos, cajuzinhos, olhos de sogra, etc., são doces tipicos brasileiros e ninguem nem provou isso, por aqui. 
Patricia Corsetti (Cia do Açucar)

Patricia Corsetti (Cia do Açucar)

Patricia Corsetti (Cia do Açucar)

Patricia Corsetti (Cia do Açucar)

No lugar deles, servem gelatina. Sim, aquela velha gelatina inssossa...


O que sobrou, de comida?
Vou contar o que serviram nas inumeras festas que fomos, para vocês terem uma ideia:
- em uma festa, cuja casa era imensa, a familia riquisiima e haviam alugado varios brinquedos inflaveis, serviram batata chips(de pacotinho), com uma salsa picante e um molde de cenoura e pepino ralado, com gelatina incolor. O bolo tinha 20 cm de altura, estava seco e tinha um recheio mais fino que papel. A pasta americana estava tão dura que era preciso uma faca afiada para rompe-la, kkk

- na outra festa, serviram pizza. Sabe aquelas pizzas que a gente pede em casa? Sim, o restaurante entregou as pizzas naquelas embalagens e cada um se serviu comendo os pedaços com as mãos. Ah! Pepperoni é o mais pedido por aqui. E pizza mexicana está mais para massa de padaria ou massa pan, com recheios estranhos tipo queijo fresco e chille, muzzarela com peperoni, etc..

- em outra, o aniversariante fez 5 anos, e a festinha foi num restaurante que serve pizza e tem, nos fundos, aqueles jogos eletronicos que vc compra um cartão e se diverte. Detalhe, vc recebia um copo para encher a vontade com os refrigerantes das maquinas, mas se quisesse agua, tinha que pagar. (Minha filha não bebe nada alem de agua......) Apesar de ser uma "pizzaria", na festinha não serviram pizza, alias, não serviram nada para comer! ..... E convenhamos, uma criança de 5 anos nem consegue colocar o cartão nas maquinas portanto as mães tiveram que ficar pageando sua cria durante duas horas, sem ter como conversar com ninguem e sem comer ou beber nada, kkk

- quando as crianças são um pouco maiores, já com 7 ou 8 anos, os convites são só para as crianças e em muitas festas, se convida apenas os meninos ou apenas as meninas. Na primeira festinha que meu filho foi, ele voltou pra casa dizendo que "Tinha sido legal, mas não tinha nenhuma menina, mãe. Acho que elas não gostam do Nicolas."

Sobre o lance dos horários das festinhas, já comentei que ninguém faz festa no fim de semana, né? O motivo é que o fim de semana é para os Pais (papai/ dad/papá) terem um tempo com os filhos no sábado; e no domingo, dia de ir pra casa da sogra (entenda-se: casa da mãe do marido).
Então, sobram os dias da semana e os preferidos são terça e quinta.
O horário? Em geral das 15-18h ou então das 16h as 19h. Sim, com hora marcada pra terminar porque o mexicano sempre chega atrasado, mas sempre quer sair cedo! E quando eu digo atrasado, é atrasado mesmo.

Um outro costume (irritante, para mim) é confirmar presença e não aparecer. As vezes dão desculpas do tipo “ meu filho ficou doente na saída da escola; tenho que levar minha mãe à uma consulta; minha empregada não vai poder ficar com os outros filhos.” Na maioria das vezes, nem avisam.

E outra coisa, já engraçada, é que todos eles saem correndo da festa, se despedindo com bastante pressa como se fossem tirar o pai da forca; e depois mandam mensagens de texto agradecendo o convite e contando que “Estaba feliz mi hija!; “ Mi hijo se divertió mucho!”.  Isso eu sei porque elas mandam pelo WhatsApp para o grupo de mães da classe...


 Capitulo mesa de guloseimas , mas que deveria se chamar: Piñata.

Você sabe o que é uma Piñata? É uma estrutura feita com papel marche, muito dura e que pode apresentar formatos (deformados, vamos combinar!) de super heróis, carros de corrida ou qualquer que seja o tema da festinha.

Essa tal Piñata é recheada de guloseimas (capitulo à parte) e as crianças se revezam para bater a valer até que ela se rompa. Dependendo da idade das crianças, isso leva um tempo enorme....e acaba tendo a mão de um adulto para rasgar e espalhar os docinhos.

A brincadeira é divertida e sem duvida, é a hora mais esperada da festa. Cada criança tem um tempo que é o tempo exato que dura uma canção bem bacaninha. 
Dale. Dale, dale,
no pierdas el tino.
Porque si lo pierdes,
pierdes el camino.

Ya le diste una,
Ya le diste dos,
ya le diste tres,
y tu tiempo se acabo.

VIDEO :https://www.youtube.com/watch?v=CMdhFV-cfBU (bem tosco mas dá pra escutar o rtimo da musica)

Claro que sempre rola um protecionismo e algumas crianças ficam chorando porque não bateram na tal Piñata (a minha filha seeeempre chora, e nunca consegue pegar as guloseimas, kkk)

Agora capítulo guloseimas. Bala 7Belo? Esqueça! Pirulito Lolipop? Esqueça! Chiclets Babaloo? Nem pensar! Dadinho de amendoim? Tá loko?!
A criançada daqui é acostumada a comer chille em tudo, desde pequeno, e nada mais normal do que comer doces com chille!
Sim! As balas, pirulitos e os poucos chicletes que eu vi, são cobertos com chile em pó!  
doce de tamarindo coberto com chille

doce de tamarindo, já na colher - azedo como laranja amarga!

pirulito de abacaxi coberto com chille

.
bala de morango coberta com chiile

A hora do Parabens!
Essa hora, confesso, tenho vontade de sacudir a galera, botar um som Parabens da Xuxa e mostrar o que é comemorar !!!!
A musica deles tem uma letra muito bonita, mas a melodia me lembra um funeral, sorry.
Entretanto, é uma canção que demostra claramente o quão enraizada está a cultura mexicana; e isso é admirável.
Estas son las mañanitas
que cantaba el rey David
Hoy por ser día de tu santo 
te las cantamos aquí.
Despierta mi bien despierta
Mira que ya amaneció
Ya los pajaritos cantan
La luna ya se metió.

¡Qué linda está la mañana 
en que vengo a saludarte
Venimos todos con gusto
y placer a felicitarte!
El día en que tú naciste,
nacieron todas las flores
Ya viene amaneciendo
ya la luz del dia nos dió.

...




Capitulo "lembrancinhas da festa".
Sabe aquelas coisinhas , comidinhas, docinhos, trufinhas, personalizadas que a gente vê nas festinhas brasileiras?
Patricia Corsetti e Elaine, juntas em Balaio de Emoções
 Esqueça tambem!
As que as crianças recebem aqui variam desde um Miniom de gesso para pintar até uma caneta para pintar vidros. Ou não recebem nada.

Mas, como se tratam de crianças, qualquer coisa vale a pena porque a alma delas não é nada pequena; e a criançada se diverte pra caramba e adora!
Entonces, "bora fazer uma festa mexicana pro aniversario dos meus filhos.



PS: Vocês ficaram com agua na boca de ver os doces e bolos que eu postei hoje? Imagine como eu fico aqui, kkk
Ainda mais porque a dona das mãos de fada que fazem essas delicias é minha prima e ela está tão longe daqui....
Mas pra quem quiser experimentar ou comer com os olhos, visite a pagina dela no facebook: Patricia Corsetti Toledo ou Cia do Açucar (https://www.facebook.com/ciadoacucar?fref=ts)  e 
tambem visite a pagina da Balaio de Emoções (nessa, a Paty é socia da Elaine, super festeira!) , se lhes apeteceram a festa da Bety Boop e as lembrancinhas
https://www.facebook.com/balaio.deemocoes?fref=ts
www.facebook.com/ciadoacucar?fref=t

Eu recomendo!!!

Saludos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário