quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Saude e habitação

Estou chocada!
Ou talvez desinformada.
Mas por enquanto, chocada!

Conversando com a "muchacha" que trabalha aqui em casa descobri que não existe um sistema público de saúde mexicano, que atenda toda e qualquer população, de graça.

Numa pesquisa rápida, descobri que existe um Seguro (tipo un INSS) para empregados de empresas privadas e outro para empregados de empresas públicas. E há inumeros outros, do tipo dos nossos convênios médicos e odontológicos.
E para quem não tem emprego, ou não paga o Seguro (caso da muchacha aqui de casa), não há nada.
Se você não tiver nenhum tipo de seguro- convênio e sofrer um acidente ou tiver uma doença grave, bau-bau; tchau-tchau; já era; se f....
Existem alguns hospitais sem fins lucrativos ( âhn?) que irão te atender nesse caso grave, e vão te cobrar, pelo atendimento. Vão cobrar pouco, é certo, mas vão cobrar !

E aí penso eu, e a saúde das crianças, gestantes e idosos? Como é que fica se a metade da população não atendida é de pessoas com menos de 29 anos? (fonte:
 
Fiquei imaginando se o Mexico não tem tanta pobreza quanto o Brasil, mas se não tivesse, não teria tanto mexicano imigrando para outros países, certo? E tambem não teria metade da população solicitando ajuda à outras pessoas para pagar gastos com alimentos, aluguel, agua, luz e medicos. (fonte: minha pesquisa no site do Instituto de Estadistica e Geografia - INEGI, do Mexico).
 
Por outro lado, um dos grandes problemas brasileiros, a falta de acesso à aquisisção de habitação pela população de baixa renda, parece não ser tão preocupante nas cidades mexicanas.
 
Claro que nem todos moram em bairros maravilhosos, com bom serviço de agua , energia e transporte, mas, com o tal Seguro/convênio que os trabalhadores pagam, é possivel acumular "Pontos" para adquirir uma casa, ou um terreno.Como é essa contagem de pontos, ainda não descobri, parece ser meio confusa...
E mesmo pessoas sem muita renda, podem ir ao Banco pedir empréstimos, que serão intermediados por uma especie de Fundação/Associação e poderão pagar seus imprestimos pelo resto da vida. Algo como a Caixa Econômica faz no Brasil, mas sem restrição de renda mínima.
O mais interessante, para mim, é perceber como países com processos de urbanização tão semelhantes, com uma história de colonização tão parecida, podem ser tão diferentes na questão do bem estar social (sem trocadilhos, por favor....).
Eu teria que estudar um pouco de economia, historia social para explicar essas diferenças, mas essa não é minha praia e deixo para vocês.
 
E o que era pra ser um post sobre o caos do trânsito e suas regras maluquetes, virou um choque cultural, kkk
Depois eu falo sobre os carros..
Saludos !