domingo, 8 de dezembro de 2013

Riviera Maia - o paraiso para além de Cancun



Você conhece Cancun?
Eu estive lá em 1996 e fiquei muito impressionada com a cor do mar.
Como estava vindo de uma temporada de NY-Miami_Disney, acabei passando a semana toda dentro do mega hotel, só saindo pra visitar chichen-Itza e Xcaret.

Well, este post não é exatamente sobre Cancun, mas é preciso saber um pouquinho da historia dessa cidade mundialmente famosa, para entender que o paraiso vai além dos resorts de Cancun...
Antes da pacificação dos Maias (que só aconteceu na segunda década do sec XX), essa parte do Mexico era considerado um território inóspito e mesmo depois da Revolução, com uma politica nacional de desenvolvimento da industria e a urbanização , essa parte continuou um pouco esquecida, apesar do governo ter a intenção de explorar os recursos naturais e desenvolver a agricultura na região maia.
Um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, os EUA obtiveram autorização para construir um aeroporto na ilha de Cozumel e assim, estabelecer uma importante rota comercial entre Miami e a peninsula de Yucatán.

Com o embargo a Cuba e para deter um possivel avanço do comunismo no Caribe, os EUA se comprometeram a impulssionar o desenvolvimento dos paises que firmassem a Carta de Punta del Este e tambem desenvolvessem planos de desenvolvimento do territorio.
O Mexico aproveitou essa "boquinha" e dinamizou a construção de instalações turisticas nas ilhas de Cozumel e Mujeres.
Nessa onda de realizar projetos para ter direito a recursos estrangeiros, o governo mexicano tirou da gaveta o Projeto Cancun, cuja construção iniciou-se em 1970 e em apenas 10 anos, superou em aprox 300% os visitantes de Cozumel. Problemas politicos impediram que houvesse a implantação de qualquer programa de desenvolvimento urbano e o territorio ficou à mercé dos investidores particulares durante mais de uma década - imagine um aumento populacional de mais de 90% e um crescimento turistico de mais de 20%, sem nenhum investimento em infra estrutura (agua, luz, pavimentação, etc...)!
Mas, de qualquer modo, Cancun virou historia e esse nome invoca paraiso de praias azuis,areia branca, margaritas, e muita diversão!

Por outro lado, o incentivo dado ao turismo no inicio da decada de 30, permitiu que outros "points" se desenvolvesse ao longo do corredor Cancun- Tulum.
E hoje em dia, esse pedaço conhecido como Riviera Maia, é um corredor de praias maravilhosas, hotéis fantásticos (alguns na onda ecológica) e grandes parques aquáticos/ecologicos.



E foi pra essa area que fomos durante alguns dias.
Escolhemos um hotel simples, fora de Cancun, em uma praia chamada Xpu-Ha.

Com crianças pequenas, não queríamos um daqueles imensos resorts com all-inclusive, todo tipo de atividade para crianças e adultos e piscinas que concorrem com as belas praias.
Nossa ideia era conhecer alguns lugares e fisemos nossa seleção:
- o parque ecologico Xel-Ha
- outro parque , bem antigo, Xcaret
-  as ruinas maias de Tulum
- a praia de Akumal
- Playa Paraiso
- Cenote dos Ojos

Alugamos um carro em Cancun e pegamos a estrada, maravilhosamente conservada e super sinalizada (nem parece Mexico, se compararmos com Guadalajara, jajajaj)

Os parques são incríveis. Neles se pode nadar com golfinhos (eu totalmente recomendo!!!!) e com tubarões (não tivemos coragem, ...).


Vc só tem que se preparar para ficar de traje de banho o tempo todo, carregando mascara, snorkel e seu colete salva vidas.
No Xel-Ha , mais novo e moderno que Xcaret, o sistema é all inclusive e te dá direito a todos os equipamentos, toalhas, lockers, comida, bebida, etc.
Já no outro parque, vc precisa pagar por todos os equipamentos.

Tulum é um lugar maravilhoso, bem conservado e com uma praia espetacular.
Se você contratar, na entrada do complexo, o passeio de barco com mergulho, com certeza sua experiência maia ficará mais completa.

Ali perto fica a Playa Paraiso, onde você pode passar o resto do dia nas espriguiçadeiras da praia, bebericando e comendo.

Tambem estivemos na Playa Akumal e essa, apesar de não ser tão bem estruturada como a Paraiso (não tem restaurantes, espriguiçadeiras, etc) tem algo que é surpreendente: você pode alugar uma máscara com snorkel e seguir as bóias nadando em aguas transparentes e não muito profundase dar de cara com arraias, tartarugas e peixes imensos.
Eu confesso: esse momento foi o mais legal pra mim. Mais do que nadar com os golfinhos porque se tratava de um lugar totalmente "natural"; não era algo provocado pelo homem; os animais estavam ali, sem serem perturbados.


Incrivelmente lindo e a cor do mar parece uma pintura !

Nosso ultimo dia foi dedicado à um dos Cenotes existentes na região, o Cenote dos Ojos, administrado por 175 familias descendentes dos maias.
Cenotes são, basicamente, cavernas com deposito de agua. e mais do que a importância de ter agua, os maias acreditavam que nesses locais vivia o Deus cuva- chac.
Vestimos roupa de neoprene para aguentar a temperatura fria da agua e mergulhamos de mascara e snorkel na agua cristalina. Se você quiser ,nesse cenote pode alugar cilindro e percorrer a passagem subterrânea que liga os dois cenotes do complexo.


Se você tiver mais tempo, sugiro que visite Chichen-Itza, que fica um pouco mais longe, mas, em termos de ruinas, é impressionante e encantador. eu estive lá em 1996 e pude subir na pirâmide. Soube que hoje em dia não é mais permitido, mas mesmo assim, vale a pena.

Esse passeio todo custa caro, os preços são geralmente em dólares e você vai falar mais inglês do que espanhol.
Os americanos e canadenses preferem os resortes e os grandes complexos enquanto que os europeus podem ser vistos nas praias mais selvagens.
Os brasileiros estão em todo canto, kkk

De qualquer modo, a região toda tem lugares ainda a serem explorados e se você tem um pouco mais de tempo e de gosto por aventuras, divirta-se.
Só lembre-se que, apesar de não parecer, você ainda estará no Mexico e tem que tomar precauções com a dengue, os "trombadinhas", os narcos, etc. Não fique dando bandeira com carteira e celular e nem resolva fazer viagens noturnas.
De resto, divirta-se e aproveite um pedaço do paraiso na terra.

Saludos











Nenhum comentário:

Postar um comentário